REINVENTAR PARA ENCARAR A CRISE

REINVENTAR PARA ENCARAR A CRISE

Nunca se falou tanto em se reinventar como nesses últimos meses da pandemia. São pessoas que sentem na pele a necessidade e urgência de fazer diferente para não ruir.
O cenário econômico e as incertezas de quanto tempo viveremos nessa corda bamba, estão influenciando e desencadeando também uma crise emocional

São das emoções e sentimentos que precisamos ficar atentos.
Está se tornando comum ouvir comentários, fatos e notícias sobre fome, desemprego, violências, desentendimentos, morte e doenças de quadro psicológico. A humanidade está sofrendo em todos os sentidos. Resiliência e mudança de comportamento são necessárias para se adaptar a esse novo estilo de vida.

São projetos de vida parados ou ajustados a espera do momento certo sem data para acontecer. Mas como tudo no universo é dual, vamos ver o outro lado da moeda. Estamos tendo a chance de mudar de dentro para fora, de buscar o autoconhecimento e descobrir do que somos realmente capazes.

Existem muitos caminhos traçados por cada um de nós para chegarmos aonde determinamos que seria o ápice, o topo, o extraordinário. Só que na maioria das vezes é pelo meio desse caminho que surgem os atropelos e aí precisamos estar preparados para não deixar para traz os nossos sonhos, os nossos projetos de vida pessoal e profissional.

Podemos agir contra ou a favor do fluxo. A escolha está nas nossas ações.

1 – SAIA DO PILOTO AUTOMÁTICO

Muitas vezes estamos no piloto automático porque somos imediatistas e não temos tempo para avaliar e escolher o que realmente vai aproximar ou não do propósito de vida. Em situações de sobrevivência temos a tendência de procurar atalhos e isso precisa ser dosado para não se tornar frequente.

2 – MANTENHA SEU EQUILÍBRIO MENTAL

Em momentos de crise é importante ter autoconhecimento para saber lidar com as situações adversas e isso vale para manter a saúde mental. Para se reinventar é fundamental se conhecer para avaliar até onde vai a capacidade de criar alguma solução e inovação ao meio de um caos.

3 – APRENDA COM OS DESAFIOS

Quem nunca escutou alguém dizer que a crise gera oportunidades? São muitos os desafios que acontecem, mas acreditem nós sempre saímos mais fortes. É a chance que temos de ser nós mesmos e estarmos prontos para novas oportunidades. A crise quando acontece EXIGE do mercado, da economia, da política e das pessoas, um NOVO OLHAR para tudo que estiver em volta.
Se adaptar ao novo nem sempre é fácil, exige muita compreensão e pode gerar insegurança e medo. E dependendo da intensidade, o medo pode ser um fator de inibição para ação. Contanto de alguma forma a coragem vai nos proporcionar viver o novo e nos reinventarmos pode ser a melhor coisa nas nossas vidas.